Quem Somos

Nossa História

Em 1983, nascia em São Paulo um curso de teatro dedicado ao exercício criativo e ao livre pensar de crianças e jovens por meio da arte: a Casa do Teatro. Um legado importante e único: do olhar e fundamentação artística e pedagógica da atriz Célia Helena que, em 1977, criou o Teatro-escola Célia Helena, um espaço os jovens atuarem com autonomia, compartilhar ideias e exercer o espírito crítico.

Para incluir também as crianças nesse processo, Lígia Cortez criou a Casa do Teatro. Um curso inovador em que a criatividade, a expressão e o compartilhamento de ideias em grupo motivassem o desenvolvimento pessoal e a formação cultural e humana de crianças e jovens, a partir de 4 anos de idade, integrando o teatro às demais linguagens artísticas – dança, música, artes plásticas, circo.

Nossa equipe é formada por artistas orientadores com especialização nas áreas de atuação, sob a supervisão de Lígia Cortez. Estes participam do Núcleo Permanente de Extensão da Escola Superior de Artes Célia Helena, escola com conceito máximo pelo MEC, e estão em contato contínuo com os professores e pesquisadores para os estudos sobre a prática da atividade artística com crianças e jovens.

Quem Somos - Casa do Teatro
Quem Somos - Casa do Teatro

Ações Artísticas e Sociais

Projeto Até Debaixo d´Água, desenvolvido com o apoio da CAPES, gerou um e-book com as 7 peças teatrais originais criadas para o público infanto-juvenil.

Encontros sobre arte e educação: programa desenvolvido junto a professores da rede pública para compartilhamento da metodologia artística da Casa do Teatro para aplicação no ensino formal, como meio para manifestação de ideias, revelações e reflexões pessoais e sociais.

Reconhecida internacionalmente, a Casa do Teatro participa das ações de intercâmbio com a Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo (SADA), no programa Artes da Cena e Paisagem.

Em parceria com o National Theatre de Londres, British Council, Cultura Inglesa, desenvolveu o projeto Conexões, impactando mais de 3000 jovens participantes de grupos de teatro de escolas públicas, particulares e coletivos independentes e a publicação de 11 livros bilíngues, com textos inéditos escritos por dramaturgos brasileiros e ingleses.

“Na Casa do Teatro, cada turma brinca, discute, argumenta, expõe olhares e reflexões sobre o mundo, do seu jeito.”

(Lígia Cortez)

Gostaria de saber mais sobre nossos horários e como funciona a Casa do Teatro? Fale com a gente!