Nosso Trabalho

Nosso Trabalho

Na Casa do Teatro, configurar as crianças por faixas etárias é dar ênfase ao que é mais adequado ao desenvolvimento cognitivo, físico e emocional de cada idade. É estar ao lado e com crianças e jovens em processo de construção de identidade, de conhecimento de si, das suas potencialidades e sua inserção no mundo das relações com voz e performance criativa.

Há mais de 30 anos, a Casa do Teatro mantém uma atividade constante para rever e adequar o fazer artístico aliado às mudanças sociais, culturais e artísticas. Sua metodologia tem como princípio favorecer e fortalecer crianças e jovens para o reconhecimento de habilidades, segurança e confiança em agir de forma criativa e propositiva nos diversos ambientes e núcleos sociais em que convivem.

As atividades artísticas na Casa do Teatro exploram

Teatro

Por meio dos jogos, do improviso, da recriação de histórias, da dramatização, crianças e jovens familiarizam-se com a linguagem do palco e com os desafios da presença em cena. Aprendem a distinguir concepções de direção, de cenário, de figurino, da trilha sonora, da movimentação cênica.

Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, crianças e jovens afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano. A experiência amplia a capacidade do diálogo, da negociação, da tolerância, da convivência com a ambiguidade e da alteridade. Com os seus pares, estabelecem uma relação de trabalho integrada à sua imaginação criadora.

Dança e Teatro

Que corpo é esse que fala, que se movimenta, que tem força expressiva e que abre a cena? Na Casa do Teatro, trabalhar o ritmo e a corporeidade integrados ao teatro é trabalhar a consciência do contato interno, da inteligência emocional, da visualidade de que o corpo, o movimento e o gesto são partes da fala, do personagem, da lógica das ações.

Música e Teatro

Crianças e jovens criam músicas com sons que emanam do corpo, de instrumentos inusitados, dos ruídos, do silêncio. Sons que afetam o cotidiano, o dia a dia. Trabalham o ritmo, a pulsação, a melodia e a criação de letras que contam uma história.

Apresentações

Como o teatro valoriza a formação e o desenvolvimento da criança e do jovem, como “atores” que pensam, sentem e fazem, ao final de cada ano, os alunos participam da montagem de uma peça, fruto da integração entre o grupo e a equipe da Casa do Teatro. Têm como objetivo estimular as crianças e os jovens a criarem a partir de sua própria experiência. A montagem, inspirada em textos clássicos, contemporâneos ou em criações coletivas, complementa o percurso artístico e é mais uma etapa do processo desenvolvido em que crianças e jovens podem comunicar ideias e atitudes de forma criativa.

Ao longo de sua história, mais de mil peças já foram encenadas. Criações coletivas unem-se às adaptações e livres inspirações de autores clássicos e contemporâneos.

Escolha o local de sua preferência e faça-nos uma visita.

Quem Somos - Casa do Teatro

“Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa.”

(Viola Spolin)

Gostaria de saber mais sobre nossos horários e como funciona a Casa do Teatro? Fale com a gente!