Nosso Trabalho

Nosso Trabalho

A dinâmica das aulas da Casa do Teatro tem como base fundamental a escuta e o respeito às características cognitivas, físicas e emocionais de cada faixa etária. Ao longo do ano, constrói-se um percurso artístico, um projeto único para cada idade e para cada turma, baseado nos desejos e nos diálogos verbalizados e sinalizados pelos grupos de alunos em cada aula. Todo encontro é recheado de ideias, sugestões de temas, discussões acaloradas.

Neste processo, a aula de teatro para crianças envolve ações artísticas que valorizam o jogo dramático, os desafios e a brincadeira por sua relação fundamental com o imaginário, abrindo possibilidades de novos modos para entender e elaborar as relações, a percepção de si e do mundo.

Com os jovens, as atividades verticalizam aprofundamentos estéticos e são exploradas para o desenvolvimento de ideias e sua expressão poética e cênica, de forma crítica e criativa. É o jovem falando com outros jovens, expondo ideias, questionando, encontrando um lugar de fala, sem receios de ser singular em meio às diferenças. A dinâmica das aulas aprofunda os estudos sobre o trabalho do ator e da atriz, em aulas compartilhadas com os jovens do curso técnico profissionalizante do Célia Helena.

Em 2020, a partir do desenvolvimento do curso de teatro on-line, as aulas foram reinventadas para o formato remoto e mantêm o exercício da curiosidade intelectual e à abordagem própria das artes, incluindo a investigação, a ludicidade, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, por meio dos recursos das plataformas de tecnologia e comunicação. O patrimônio de conhecimentos adquiridos por mais de três décadas da Casa do Teatro encontrou caminhos sólidos para enfrentar os desafios e trabalhar com histórias em que crianças e jovens possam  criar, compartilhar ideias com sensibilidade e agir, lúdica e artisticamente.

As atividades artísticas na Casa do Teatro exploram

Teatro

Por meio dos jogos, do improviso, da recriação de histórias e da dramatização, crianças e jovens familiarizam-se com a linguagem do teatro e com os desafios da presença em cena. Aprendem a distinguir concepções de direção, de cenário, de figurino, da trilha sonora, da movimentação cênica.

Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, crianças e jovens afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano. A experiência amplia a capacidade do diálogo, da negociação, da tolerância, da convivência com a ambiguidade e da alteridade. Com os seus pares, estabelecem uma relação de trabalho integrada à sua imaginação criadora.

Dança e Teatro

Na Casa do Teatro, trabalhar o ritmo e a corporeidade integrados ao teatro é trabalhar a consciência do contato interno, da inteligência emocional, da visualidade de que o corpo, o movimento e o gesto são partes da fala, do personagem, da lógica das ações.

Música e Teatro

Crianças e jovens criam músicas com sons que emanam do corpo, de instrumentos inusitados, dos ruídos, do silêncio. Sons que afetam o cotidiano, o dia a dia. Trabalham o ritmo, a pulsação, a melodia e a criação de letras que contam uma história.

Apresentações

Como o teatro valoriza a formação e o desenvolvimento da criança e do jovem, os alunos, como “atores” que pensam, sentem e fazem, participam ao final de cada ano da montagem de uma peça, fruto da integração entre o grupo e a equipe da Casa do Teatro. Tem como objetivo estimular as crianças e os jovens a criarem a partir de sua própria experiência. A montagem, inspirada em textos clássicos, contemporâneos ou em criações coletivas, complementa o percurso artístico e é mais uma etapa do processo desenvolvido em que crianças e jovens podem comunicar ideias e atitudes de forma criativa.

Ao longo da história da Casa do Teatro, mais de mil peças já foram encenadas. Criações coletivas unem-se às adaptações e inspirações de autores clássicos e contemporâneos.

Escolha o local de sua preferência e faça-nos uma visita.

Quem Somos - Casa do Teatro

“Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa.”

(Viola Spolin)

Gostaria de saber mais sobre nossos horários e como funciona a Casa do Teatro? Fale com a gente!

Icone WhatsApp