Nosso Trabalho

Nosso Trabalho

A Casa do Teatro mantém um trabalho dedicado ao desenvolvimento pessoal e formação cultural de crianças e jovens por meio das artes da cena – teatro, música, dança – integradas aos recursos do audiovisual e das ferramentas das plataformas de tecnologia e comunicação.

As atividades atuam para que crianças e jovens desenvolvam-se com autonomia, compartilhem ideias, exerçam o espírito crítico e possam exercitar as habilidades de comunicação e expressão adquiridas nos vários segmentos sociais. As experiências artísticas ampliam a capacidade do diálogo, da reflexão crítica, da negociação, da tolerância, da cooperação, da convivência em grupo.

As turmas configuram-se por faixa etária com aulas uma vez por semana. Dos 4 aos 20 anos, as atividades são desenvolvidas, respeitando-se as características cognitivas, físicas e emocionais de cada faixa etária. Ao longo do ano, constrói-se um percurso artístico para cada idade e para cada turma, baseado nos desejos e inquietações apontadas e sinalizadas pelos grupos de alunos.

Na Casa do Teatro, as ações artísticas com crianças valorizam o jogo dramático, os desafios e a brincadeira por sua relação fundamental com o imaginário, abrindo possibilidades de novos modos para entender e elaborar as relações, a percepção de si e do mundo.

Com os jovens, as atividades verticalizam aprofundamentos estéticos e são exploradas para o desenvolvimento de ideias e sua expressão poética e cênica, de forma crítica e criativa.

No final do ano, o processo desenvolvido toma forma em uma apresentação. Durante a montagem, inspirada em textos clássicos, contemporâneos ou em criações coletivas, os recursos artísticos destacam os aspectos essenciais da criação cênica, unindo percepção estética e apropriação de conteúdos. 

Ao longo de sua história, mais de mil peças já foram encenadas. Criações coletivas unem-se às adaptações e livres inspirações de autores como Shakespeare, Molière, Brecht, Gógol, Tchékhov; poetas como Fernando Pessoa, Manoel de Barros; autores brasileiros, Maria Clara Machado, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Eva Funari, Ariano Suassuna, Dias Gomes, Chico de Assis, Ruth Rocha, Tatiana Belinky.

As atividades artísticas na Casa do Teatro exploram

Teatro

Por meio dos jogos, do improviso, da recriação de histórias, da dramatização, crianças e jovens familiarizam-se com a linguagem do palco e com os desafios da presença em cena. Aprendem a distinguir concepções de direção, de cenário, de figurino, da trilha sonora, da movimentação cênica.

Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, crianças e jovens afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano. A experiência amplia a capacidade do diálogo, da negociação, da tolerância, da convivência com a ambiguidade e da alteridade. Com os seus pares, estabelecem uma relação de trabalho integrada à sua imaginação criadora.

Dança e Teatro

Que corpo é esse que fala, que se movimenta, que tem força expressiva e que abre a cena? Na Casa do Teatro, trabalhar o ritmo e a corporeidade integrados ao teatro é trabalhar a consciência do contato interno, da inteligência emocional, da visualidade de que o corpo, o movimento e o gesto são partes da fala, do personagem, da lógica das ações.

Música e Teatro

Crianças e jovens criam músicas com sons que emanam do corpo, de instrumentos inusitados, dos ruídos, do silêncio. Sons que afetam o cotidiano, o dia a dia. Trabalham o ritmo, a pulsação, a melodia e a criação de letras que contam uma história.

Apresentações

Como o teatro valoriza a formação e o desenvolvimento da criança e do jovem, como “atores” que pensam, sentem e fazem, ao final de cada ano, os alunos participam da montagem de uma peça, fruto da integração entre o grupo e a equipe da Casa do Teatro. Têm como objetivo estimular as crianças e os jovens a criarem a partir de sua própria experiência. A montagem, inspirada em textos clássicos, contemporâneos ou em criações coletivas, complementa o percurso artístico e é mais uma etapa do processo desenvolvido em que crianças e jovens podem comunicar ideias e atitudes de forma criativa.

Ao longo de sua história, mais de mil peças já foram encenadas. Criações coletivas unem-se às adaptações e livres inspirações de autores clássicos e contemporâneos.

Escolha o local de sua preferência e faça-nos uma visita.

Quem Somos - Casa do Teatro

“Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa.”

(Viola Spolin)

Gostaria de saber mais sobre nossos horários e como funciona a Casa do Teatro? Fale com a gente!

Icone WhatsApp