Equipe

Lígia Cortez, Direção artística e pedagógica

Atriz, diretora teatral, arte-educadora e pesquisadora

Iniciou suas atividades artísticas aos 16 anos no curso de orientação teatral do Teatro-escola Célia Helena, na época dirigido pela atriz Célia Helena. Participou nos anos de 1980 do espetáculo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho, representando o Brasil em festivais internacionais. Em suas viagens, uniu ao exercício profissional como atriz, visitas a instituições e escolas com cursos de teatro para a infância e juventude. Em 1983, fundou a Casa do Teatro diriginado a escola até hoje.

É doutora no Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) com a pesquisa “De Asja Lascis à Casa do Teatro: teoria e práticas do teatro com e para crianças”.

É diretora geral do Célia Helena Centro de Artes e Educação, que reúne a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), com cursos de graduação e pós-graduação e o Teatro-escola Célia Helena (TECH), com curso profissionalizante de teatro para jovens a partir dos 14 anos de idade,

É editora dos livros Conexões: Nova Dramaturgia para Jovens, publicação anual bilíngue do Projeto Conexões e, desde 2007, da revista acadêmica Olhares.

Acumula vasta experiência como atriz no cinema, televisão e teatro, tendo trabalhado com grandes diretores nacionais como Antunes Filho, José Celso Martinez Corrêa, Ron Daniels, Fauzi Arap, Flávio Rangel, Flávio de Souza, Roberto Lage, Hamilton Vaz Pereira, Sérgio Bianchi. (Ver currículo completo em https://www.celiahelena.com.br/sobre/ligia-cortez/

Daves Otani, Diretor acadêmico

Ator e diretor teatral. É um dos fundadores do grupo de pesquisa cênica Boa Companhia, onde trabalhou por mais de 20 anos como ator, gestor, iluminador e professor em workshops e cursos ligados à linguagem do grupo. Dirigiu, em parceria com Eduardo Osorio, o espetáculo Portela, Patrão; Mário, Motorista (2009), produzido pela Boa Companhia. Atuou no espetáculo Primus (1999), apresentando-se na Alemanha, Rússia, Marrocos, Portugal e em diversos Estados do Brasil.

Doutor (2012) em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Interpretação Teatral, mestre em Artes (2005) e bacharel em Artes Cênicas pela mesma universidade (1996). Atualmente é coordenador de graduação e coordenador geral de pós-graduação da Escola Superior de Artes Célia Helena. Desde 2010, é professor da mesma instituição no curso de Bacharelado em Teatro. Orienta trabalhos de conclusão de curso prático-teóricos em iniciações científicas na graduação, nas pós-graduações lato sensu e no Mestrado. Tem experiência na área de Artes/Teatro, com ênfase em Interpretação e Improvisação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: improvisação, interpretação, espetáculo teatral, jogos e pedagogia teatral.

Odete Coster, Orientadora psicanalista

Formada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), iniciou o trabalho como psicoterapeuta em 1985. Estudou sob a coordenação de Felicia Knobloch, Gilda Castanho Montoro (CEAF), Maria Cecília de Faria, Dr. Pérsio Osório Nogueira, Carmen Mion e Gilberto Safra, Professor Titular de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Desde 1990, atua em diversas áreas da Casa do Teatro: na seleção, treinamento e capacitação dos profissionais; na observação, acompanhamento e avaliação do desenvolvimento dos alunos; no atendimento e orientação aos pais. Mantém um diálogo sistemático com a equipe para encaminhamento de ações propositivas. Especialista em psicologia e arte-educação, na Casa do Teatro desenvolve um trabalho de orientação e acompanhamento das atividades, para que crianças e jovens criem, atuem, elaborem questões pessoais por meio de histórias e situações análogas ao cotidiano, de acordo com suas faixas etárias.

Eleonor Pelliciari, Coordenadora de conteúdo

Com formação pela Faculdade de Filosofia de Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), desde 1990 integra a equipe de coordenação da Casa do Teatro e é diretora de produção teatral das encenações produzidas pelos diversos grupos de alunos da Casa do Teatro.

Sua trajetória tem como história o envolvimento e participação em ações para reconhecimento do teatro para crianças e jovens. De 1976 a 1981, participou, como atriz e produtora dos principais grupos de teatro para infância e juventude, em espetáculos que impactaram mudanças artísticas para os jovens: Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, direção de Roberto Lage; A praça de retalhos e Aladim, e a lâmpada maravilhosa? textos e direção de Carlos Meceni; Amores de Lorca, direção de Augusto Francisco; Crocodilo do Nilo, de Claudia Dalla Verde, Zeca Cappeline e Lica Neaime, com direção de Paulinho Yutaka.

Participou das ações de valorização e reconhecimento da profissão de artista, atuou no Sindicato dos Artistas e Técnicos do Estado de São Paulo (SATED-SP) e da fundação e do corpo diretivo das seguintes entidades: Associação Paulista de Teatro para Infância e Juventude (APTIJ) e Cooperativa Paulista de Teatro (CPT).

Foi coordenadora do Projeto Conexões, desenvolvido pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) em parceria com o British Council, Colégio São Luís, Cultura Inglesa e National Theatre de Londres, no período de 2007 a 2019.

Luciana Barboza, Coordenadora de unidades

Atriz formada pelo Teatro-escola Célia Helena (1991), graduada em Rádio e TV pela FAAP (1995) e em Educação Artística pelo Centro Universitário Claretiano (2012). Especialista em Arte e Educação pela Escola Superior de Artes Célia Helena (2014). Cuida da Coordenação artístico-pedagógica de ambos os endereçoas da Casa do Teatro.

Contadora de história, preparadora de elenco. Ministrou aulas de Interpretação no curso livre Vivenciando o Teatro, da Escola Superior de Artes Célia Helena para adultos, módulos básico e avançado, entre os anos de 1994 e 1998. Deu aulas de Interpretação Dramática para alunos do curso profissionalizante do Teatro-escola Célia Helena (1993 a 1998). Atua como artista orientadora da Casa do Teatro, entre outras instituições de ensino, desde 1991. Participou como diretora-colaboradora do Projeto Conexões, da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), de 2010 a 2016.

Caroline Rodrigues, Assistente de coordenação

Educadora, formada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Pós-graduação lato sensu em Ética Valores e Cidadania na Escola, pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, (USP). Atualmente cursa a pós-graduação lato sensu à distância, em Neurociência e Comportamento, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atuou como Consultora Educacional e Produtora de Conteúdo responsável pela elaboração de projetos voltados à educação socioemocional na Escola da Inteligência. Complementou sua formação com cursos voltados à infância e juventude sobre temas relacionados ao ensino-aprendizagem: inclusão, estudos e desaparecimento da infância, filosofia, infância e formação, alfabetização: perspectivas e tendências, entre outros. Atuou como professora de primeira infância em escolas da cidade de Ribeirão Preto.

Gostaria de saber mais sobre nossos horários e como funciona a Casa do Teatro? Fale com a gente!