Crianças

Com as crianças de 4 a 6 anos, para trabalhar a participação, a segurança, a curiosidade, o vínculo e o imaginário, a brincadeira dialoga com jogos de fantasia que aguçam o faz de conta. São heróis, fadas, princesas, bichos em um mundo criado em que fantasia e realidade se misturam. Elas adoram ouvir histórias mas, na Casa do Teatro, deixam de ser meros receptores, são parte da narrativa e, motivados pelos estímulos, entram no “jogo”, atuam, criam, interferem e desenvolvem a autonomia criativa. O “brincar” em grupo abre a possibilidade de entender o mundo e as relações sociais. O ato de jogar articula os princípios que são fundamentais para o desenvolvimento das relações e, principalmente, o entendimento e a oportunidade de experimentar e entender novos modos de existência.

Já, as crianças de 7 a 10 anos, em geral são falantes, cheias de energia e gostam de desafios físicos e intelectuais. Vivem um delicado momento emocional fruto da ansiedade em realizar satisfatoriamente as novas experiências, as novas exigências com as mudanças escolares e os núcleos sociais. No trabalho da Casa do Teatro, exercícios de argumentação, improvisação, jogos de enunciados com regras e instruções claras são estímulos para uma participação compartilhada. As atividades trabalham a alteridade e desenvolvem o sentido de grupo, de troca de ideias, tolerância e escuta para si e para os outros.

De 10 a 12 anos, fase intermediária entre a infância e a pré-adolescência, em que muitas mudanças ocorrem, desde corpóreas, até emocionais. São “crianças” articuladas, defensoras das ideias. As atividades programadas – construção de personagens a partir de narrativas claras, dramatizações, jogos de improviso – buscam imprimir experimentações cênicas em que desenvolvam, muito fortemente, a integração, a escuta, o companheirismo, a aceitação e a identificação de novas formas de contato com o outro.

“O ato do brincar em grupo abre a possibilidade de entender o mundo e as relações sociais.”

Galeria de Fotos

Gostaria de saber mais sobre nossos horários e como funciona a Casa do Teatro? Fale com a gente!