A dinâmica das atividades da Casa do Teatro tem como base fundamental a prática da experimentação artística por meio de histórias, jogos, exercícios, criação de cenas, unindo grupos de crianças e jovens com características singulares e genuínas.
O curso das artes da cena da Casa do Teatro impulsiona o desenvolvimento da autopercepção e, principalmente, da expressão do sujeito no mundo, por meio de um constante processo relacional consigo, com o outro e com o meio ambiente. O processo criativo amplia o repertório imaginário, desenvolvendo a sensibilidade estética e relacional, além de potencializar a formação de indivíduos críticos, autônomos e inventivos.
No processo desenvolvido com crianças, a aula de teatro envolve ações artísticas que valorizam o jogo dramático, os desafios e a brincadeira por sua relação fundamental com o imaginário, abrindo possibilidades de novos modos para entender e elaborar as relações.
Com os jovens, as atividades verticalizam aprofundamentos estéticos e são exploradas para o desenvolvimento de ideias e sua expressão poética e cênica, de forma crítica e criativa. É o jovem falando com outros jovens, expondo ideias, questionando, encontrando um lugar de fala, sem receios de ser singular em meio às diferenças. A dinâmica das aulas aprofunda os estudos sobre o trabalho do ator e da atriz, em aulas compartilhadas com os jovens do curso técnico profissionalizante do Célia Helena.
Ao longo do ano, constrói-se um percurso artístico, um projeto único para cada idade e para cada turma. Um projeto inspirado em textos clássicos, contemporâneos, criações próprias.