Lígia Cortez, Diretora Artística e Pedagógica
Atriz, diretora teatral, arte-educadora e pesquisadora
Iniciou suas atividades artísticas aos 16 anos no curso de orientação teatral do Teatro-escola Célia Helena, na época dirigido pela atriz Célia Helena. Participou nos anos de 1980 do espetáculo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho, representando o Brasil em festivais internacionais. Em suas viagens, uniu ao exercício profissional como atriz, visitas a instituições e escolas com cursos de teatro para a infância e juventude. Em 1983, fundou a Casa do Teatro dirigindo a escola até hoje.
É doutora no Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) com a pesquisa “De Asja Lascis à Casa do Teatro: teoria e práticas do teatro com e para crianças”.
É diretora artístico pedagógica do Célia Helena Centro de Artes e Educação, que reúne a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), com cursos de graduação e pós-graduação e o Teatro-escola Célia Helena (TECH), com curso profissionalizante de teatro para jovens a partir dos 14 anos de idade, assim como da Casa do Teatro, com cursos livres para crianças e jovens.
É editora da revista acadêmica Olhares e dos livros Conexões: nova dramaturgia para jovens, série com 12 publicações anuais bilíngues do Projeto Conexões, juntamente com National Theatre de Londres, British Council, Cultura Inglesa e Colégio São Luís.
Acumula vasta experiência como atriz no cinema, televisão e teatro, tendo trabalhado com grandes diretores nacionais como Antunes Filho, José Celso Martinez Corrêa, Ron Daniels, Fauzi Arap, Flávio Rangel, Flávio de Souza, Roberto Lage, Hamilton Vaz Pereira, Sérgio Bianchi. (Ver currículo completo em https://www.celiahelena.com.br/sobre/ligia-cortez/).